NA CASA DA MÚSICA…

Com um sorriso nos lábios e um coração ansioso por DAR… os Voluntários da SEMENTE partiram rumo ao Centro Social e de Reabilitação da Pessoa com Deficiência de Vila do Conde para a realização de mais uma atividade.

Em Vila do Conde, um grupo de 30 jovens adultos aguardava, com uma certa ansiedade, a chegada da SEMENTE, para poderem mostrar a casa (local onde residem e onde partilham, quotidianamente, experiências múltiplas com os seus colegas) e a tão famosa ALDEIA do PAI NATAL. Finda a visita foi hora de iniciar a viagem até à Casa da Música no Porto. Lá fora encontravam-se as carrinhas que transportaram Voluntários e Jovens à Casa da Música para assistir ao espetáculo “Ícaro” e cujos bilhetes foram oferecidos, especialmente, pela Casa da Musica. Ainda desconheciam que o melhor estava para vir…

A viagem até ao Porto foi passada da forma mais animada possível, a cantar. Ouviram-se todo o tipo de músicas e a alegria foi total. Foi o que realmente estava planeado como missão do dia: ‘Encher os corações dos novos AMIGOS de alegria e despertar neles sorrisos sinceros.’

À chegada ao destino, de forma ordeira, todos se deslocaram para a sala do espetáculo, onde passados breves momentos começou o famoso “ÍCARO”. Ao lado do grupo um dos atores principais deu início a uma peça que ficará, para sempre, registada na nossa memória!

Com gestos sublimes e absolutamente marcantes, um jovem com paralisia cerebral assumiu o papel de um pássaro sobrevoando uma praia. A banda sonora complementava a cena e os espectadores encontravam-se deliciados… Depois desta cena, seguiram-se outras e o sentimento manteve-se: ADMIRAÇÃO! Ficaram todos completamente rendidos aos atores, músicos e bailarinos.

Em silêncio todos pensaram no trabalho dos jovens atores com paralisia cerebral, na forma como através da arte se exprimiram e partilharam com o público as suas emoções…

Os convidados da SEMENTE estiveram atentos durante todo o espetáculo! Os gestos foram reduzidos, pois ninguém queria perder nenhuma das cenas. Estavam completamente rendidos…

Quando se acenderam as luzes um forte aplauso inundou a sala por longos minutos. Todos aplaudiram de pé aqueles atores que ofereceram um momento tão especial e único à plateia. Bateram-se muitas, muitas palmas!

Apesar de terminado o espetáculo, a diversão continuou… pois os Voluntários ofereceram um delicioso lanche a estes jovens! Em redor da Casa da Música todos se sentaram para lanchar e registar fotograficamente alguns momentos da atividade.

A animação reinou na viagem de regresso a Vila do Conde.

Na despedida, a troca de inúmeros abraços e beijinhos foram uma constante… e a vontade de ficar um pouco mais com aqueles jovens adultos também preenchia os pensamentos. Ficou a esperança de um reencontro com estes AMIGOS especiais.

“É no dar que se recebe e a fazer o bem que somos realmente felizes!”

(Ana Carvalho, Voluntária SEMENTE)

Esta foi mais uma das ações que permitiu reforçar o espírito do Natal e a partilha. Ficou mais um desejo, que as estrelas do céu iluminem sempre os nossos caminhos!