PROJETO REVIVER

No passado dia 05 de julho, arrancou o Projeto ReViver – Banco de Ajudas Técnicas, promovido pela SEMENTE – Associação de Voluntários LIPOR.

O Projeto ReViver da SEMENTE tem como objetivo colmatar a carência de material ortopédico das Associações e/ou grupos sociais, do Município de Gondomar, sem capacidades financeiras para os adquirir.

O que a Associação pretende é fornecer um serviço de apoio às Instituições do Município, respetivos utentes e demais particulares, através do empréstimo de equipamento ortopédicodesde que façam prova da real necessidade do equipamento e se comprometam a zelar e a devolver o mesmo finda a sua necessidade de utilização.

Esta iniciativa surge na sequência da adesão da SEMENTE ao Conselho Local de Ação Social do Município de Gondomar (CLAS’G), que identificou esta carência e considerou ser esta uma atividade a apostar. Os equipamentos ortopédicos (camas articuladas, cadeiras de rodas, etc.) são extremamente caros e este projeto é uma forma de atenuar o orçamento das famílias, muitas vezes já apertado, oferecendo-lhes algum conforto físico e emocional.

A primeira beneficiária deste projeto foi uma sénior de 82 anos, de Baguim do Monte, que há muito dormia mal por não ter uma cama adaptada às suas necessidades. Para minorar esse mau estar, a SEMENTE emprestou-lhe uma cama articulada, com grades e colchão tripartido que, como a própria referiu: “Vou ficar muito melhor! Estava sempre com medo de cair abaixo da cama e o colchão desgraçava-me as costas… ainda há pessoas boas, muito obrigada e muita saúde para todos!” 

A felicidade da beneficiária foi presenciada pela Presidente da Direção da SEMENTE, Dr.ª Susana Abreu, pelo Administrador Delegado da LIPOR, Dr. Fernando Leite, pelo Presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, Arq. Nuno Coelho e por alguns Voluntários SEMENTE.

Este foi o pontapé de arranque de um projeto de benefício à população mais carenciada do Município de Gondomar, no qual a SEMENTE continuará a apostar de forma a chegar a mais pessoas, indo de encontro às reais necessidades da comunidade. Neste sentido, já na próxima semana, será também entregue um colchão anti-escaras e uma cadeira de rodas a dois beneficiários residentes em Gondomar.

As parcerias com a Câmara Municipal de Gondomar, Rede Social de Gondomar e das Juntas de Freguesia de Baguim do Monte e de Gondomar foram e são fundamentais para a prosperidade do projeto.