SEMANA EUROPEIA DA PREVENÇÃO

A SEMENTE candidatou-se com três Ações à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2012.

1. Campanha “Aquecimento “Global””: Campanha dirigida aos Colaboradores da LIPOR, com o objetivo de recolher Vestuário Usado, para posterior entrega aos Sem-Abrigo, apoiados pela Legião da Boa Vontade (LBV).

Tendo em conta as principais necessidades apresentadas pela LBV, a SEMENTE solicitou a doação dos seguintes bens: Cobertores, meias, gorros, cachecóis e luvas, bens essenciais para que os Sem-Abrigo se possam proteger melhor do frio.

Graças ao empenho de todos foram recolhidos um total de 4 sacos de 100 Lt, do vestuário solicitado.

2. Campanha “Um Brinquedo, Um Sorriso”: Campanha promovida junto dos Colaboradores da LIPOR de recolha de brinquedos usados, em bom estado, para posterior doação a crianças institucionalizadas em lares de acolhimento.

Durante a Semana Europeia da Prevenção de Resíduos foram recolhidos 52 brinquedos, que foram oferecidos a 52 crianças residentes em três Associações de Solidariedade Social de apoio à infância, durante uma festa de Natal, promovida pela SEMENTE.

3. “Menu Solidário”:  Sensível à conjuntura atual de crise, a SEMENTE estabeleceu uma parceria com 3 restaurantes (Dominó, Toca da Formiga e La Piacenza) para que estes doassem os excedentes das refeições a famílias com carências económicas comprovadas.

Graças a esta iniciativa, foram apoiadas duas famílias carenciadas (uma de 5 elementos e outra de 4), tendo sido entregues um total de 18 embalagens (reutilizáveis) de 1Lt cada, pelo que calculamos que tenhamos prevenido um total de 18 Lt de refeição que seria depositada no lixo.

Com estas ações, para além de prevenir a PRODUÇÃO DE RESÍDUOS, a SEMENTE promoveu a realização de AÇÕES DE SOLIDARIEDADE SOCIAL…