VAMOS AO CIRCO

A SEMENTE – Associação de Voluntários LIPOR decidiu começar a sua atuação da forma mais divertida e na companhia daqueles que são considerados o “melhor do mundo”, as CRIANÇAS.

Assim, na época Natalícia de 2006, decidiu levar 19 jovens pertencentes ao ATL da Associação dos Amigos do Padre Moura (AAPM), de Baguim do Monte, ao Monumental Circo do Coliseu do Porto.

Esta ação decorreu durante a tarde do dia 20 de dezembro de 2006.

Para quebrar a timidez inicial organizou-se uma dinâmica de apresentação entre as crianças e os Voluntários que se revelou um grande sucesso. No caminho de autocarro até ao Coliseu reinou a alegria e a diversão representada por cantares e jogos liderados pela D. Emília. Com a chegada ao Coliseu instalou-se no rosto de cada criança a excitação e um certo nervosismo pela ânsia de saber se as suas expectativas iriam ou não ser superadas.

Rapidamente os lugares foram ocupados nos camarotes, mesmo em cima da pista. As luzes reduziram de intensidade, o silêncio deu lugar à música e começaram-se a ouvir o bater das palmas da multidão presente… Não havia dúvidas o espetáculo ia começar! Foi nesta atmosfera de magia que os rostos destas crianças se modificaram, instaurou-se em cada uma um sorriso aberto, o brilho no olhar e a cada número uma explosão de alegria. Tiveram a oportunidade de ver tudo quanto existe num espetáculo circense, trapezistas, contorcionistas, mágicos, malabaristas, os tão famosos números de animais… Contudo o momento alto da tarde foi quando entraram em cena dos tão aguardados palhaços!

Nada foi deixado ao acaso e o intervalo foi aproveitado para a degustação das deliciosas pipocas que se faziam circular, o que completou da melhor forma a tarde tão marcante.

Quando já pensavam que a tarde tinha acabado, as crianças foram surpreendidas por uma nova surpresa que provocou uma nova explosão de alegria. Mais uma vez, foram surpreendidas pela ação dos Voluntários da SEMENTE: um lanche-surpresa nas instalações da LIPOR para todos. O ambiente de magia vivido, escassos instantes antes, foi superado, desta vez com a aparição do Pai Natal que trazia presentes para todas as crianças. O Presidente da Junta de Freguesia de Baguim do Monte, o Arquiteto Nuno Coelho e a Vereadora da Câmara Municipal de Gondomar, a Dr.ª Daniela Himmel, juntaram-se aos Voluntários e distribuíram os presentes de Natal às crianças. A emoção tomou conta não só dos pequeninos, incrédulos com o que lhes estava a acontecer, mas também dos Voluntários que se encontravam enternecidos pela imensa felicidade proporcionada a estas crianças.

Esta ação foi um ótimo pontapé de saída para este projeto que se pretende que continue sempre a espalhar calor humano e a encher os corações daqueles que mais precisam de alegria, felicidade e, sobretudo, ESPERANÇA.