VAMOS PLANTAR 1000 ÁRVORES

No dia 4 de março de 2007, os Colaboradores da LIPOR e respetivas famílias e amigos foram convidados a pôr as mãos à obra e a assumirem o papel de jardineiro(s) por umas horas. O apoio do Ecoclube da Formiga, da Regaflor e da equipa de manutenção do Aterro Sanitário de Ermesinde foram essenciais para a concretização desta árdua, mas gratificante tarefa.

O objetivo desta missão consistiu em plantar 1000 árvores, com grande sentido de responsabilidade, espírito de equipa e elevada consciência ambiental. Assim, à hora marcada começaram a chegar os primeiros voluntários que, determinados, se dirigiram para o local onde decorreu a ação, o aterro, onde já os esperava as árvores e arvoredos a serem plantados – pinheiros mansos, sobreiros, carvalhos, oliveiras, ciprestes, azevinhos, etc. – tal como todo o material necessário – as sacholas, as pás, a rega, o composto e demais material de apoio.

Antes do inicio dos trabalhos foi realizada uma demonstração prática, por um técnico da Regaflor, acerca do correto procedimento para a plantação das árvores.

No final da atividade foi com imensa satisfação que se pôde verificar que se tinha, efetivamente, plantado as 1000 árvores no Aterro Sanitário de Ermesinde. O objetivo foi cumprido! A demonstração de alegria pelo sucesso desta missão foi diversificada, enquanto uns decidiram aproveitar o sol e o parque infantil – equipado com baloiços, escorregas e balancés – outros decidiram confraternizar com os colegas, amigos e familiares.

Para o final foi reservada uma surpresa, a plantação de um plátano de grandes dimensões, com mais de 20 cm de diâmetro, que foi plantado com o apoio de uma grua e que será, para sempre, o símbolo desta atividade.

Este gesto pelo ambiente só foi possível concretizar com o apoio dos 80 participantes, entre os quais Colaboradores, familiares, amigos, membros do Ecoclube da Formiga, jornalistas do programa Biosfera da RTP e funcionários das entidades patrocinadoras.