TELA MÁGICA

O primeiro contacto da ASTA – Associação Sócio Terapêutica de Almeida surgiu através da operação tampinhas. Aí, através do contacto telefónico estabelecido, a ASTA demonstrou vontade em fazer uma visita às instalações LIPOR, em Baguim do Monte.

Sendo a primavera uma época muito celebrada e com grande impacto nas comemorações de tudo o que tem que ver com atividades ao ar livre, a SEMENTE iniciou os preparativos para a receção da instituição nas instalações LIPOR, com especial cuidado para que o dia ficasse na memória de todos.

Foi um desafio abraçado por todos os Voluntários envolvidos na organização da atividade e no acolhimento da ASTA, uma vez que o nosso objetivo passou não só por receber os nossos amigos da melhor forma possível, mas acima de tudo, proporcionar-lhes momentos de aprendizagem, descontração e muita alegria.

Contamos com a presença de 18 amigos da ASTA e 12 “sementinhas” e a visita que começou por volta das 11:00 horas decorreu da seguinte forma:

1 – Sessão de Acolhimento com música ambiente e distribuição de rebuçados;
2 – Apresentação individual dos participantes, através de uma dinâmica com bola;
3 – Sessão de relaxamento com o nosso animador e voluntário Maia;
4 – Visita à Horta da Formiga (formação em compostagem caseira e agricultura biológica), com direito a visita aos “aposentos” dos nossos patos;
5 – Almoço na cantina, com uma animada confraternização e partilha dos rituais praticados em momentos de graça como os das refeições;
6 – Dinâmica da tela (expressão plástica com recurso a pinturas) e dança;
7 – Despedida com retribuição de lembranças;

Da parte da LIPOR, distribuição de amêndoas, de lanche para a viagem de regresso e abastecimento das carrinhas que transportaram os amigos da ASTA, da parte da ASTA, entrega de uns deliciosos livros editados pela ASTA bem como de um DVD.

Do dia, ficou a amizade, a solidariedade, os abraços, as lágrimas, os sorrisos, as brincadeiras, o céu azul sem limites, a simplicidade, e, acima de tudo, as emoções ao rubro, as promessas de futuros contactos, visitas e encontros, que pretendemos concretizar, e uma grande FELICIDADE!

É tão bom sentirmo-nos assim…