INAUGURAÇÃO DO PROJETO “RECONSTRUIR COM ARTE”

No passado dia 16 de novembro, foi realizada, no Centro Comercial Dolce Vita Porto, a Inauguração da Exposição do Projeto “Reconstruir com Arte”.

Este Projeto resulta da parceria estabelecida entre a SEMENTE – Associação de Voluntários LIPOR e o Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo Masculino.

O Projeto “Reconstruir com Arte” surgiu da vontade de um grupo de 12 reclusos do Estabelecimento Prisional de Santa Cruz do Bispo em criar um Atelier de Reutilização, mas sem disponibilidade de recursos, formação e ferramentas.

A SEMENTE acreditou e apostou no Projeto tendo, ao longo de oito meses, disponibilizado técnicos que se empenharam na formação e no acompanhamento do Projeto, as ferramentas e os recursos, os resíduos, que foram transformados em peças de mobiliário e decoração.

Este projeto tem dois grandes objetivos:

  1. A nível Ambiental, alertar para a poupança de recursos e para a promoção da reutilização, através da construção de mobiliário a partir de resíduos, aqui encarados como recursos, tais como, eletrodomésticos, paletes, pneus, lâmpadas, tecidos, azulejos, etc.
  2. A nível Social, envolver os reclusos do Estabelecimento Prisional na criação e construção das peças de mobiliário, fomentando a sua ocupação e formação e estimulando-os para a sua reinserção na sociedade.