SEMENTE BENEFICIA DE APOIO DA FERROVIAL

Ferrovial, através da Ferrovial Serviços, uma das maiores empresas privadas na área dos serviços urbanos e infraestruturas em Portugal, realizou uma doação de 150.000 euros a quatro instituições do país que lutam contra a Covid-19, nomeadamente a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia, a Santa Casa da Misericórdia do Porto (SCMP), o Hospital Distrital de Santarém EPE e a Associação Semente.

O fundo internacional “Ferrovial Juntos Covid-19” foi criado com o objetivo de fazer doações a instituições de saúde, universidades e centros de investigação ou desenvolvimento; assim como a Organizações não Governamentais para um conjunto de projetos destinados à aquisição de material de saúde e equipamentos médicos, à investigação de soluções farmacológicas ou vacinas, para combater os efeitos da pandemia provocada pela COVID-19. Para além disso, as doações irão, também, ajudar grupos vulneráveis ou em risco de exclusão, consequência da atual crise sanitária.

Para esse efeito, foram abertas contas para os donativos em Portugal, Espanha, Chile, EUA e Reino Unido, tendo o fundo recebido uma contribuição inicial de 5 milhões de euros da Ferrovial. Em simultâneo, realizou-se uma iniciativa de angariação de fundos entre todos os colaboradores da empresa, administradores, acionistas e fornecedores para aumentar o montante, comprometendo-se a Ferrovial a dobrar o valor angariado até um máximo de 10 milhões de euros.

Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação da Maia intervém a vários níveis na comunidade, nomeadamente na área da Emergência Pré-hospitalar, Ação Social, Saúde e Formação, abrangendo cerca de 135 mil habitantes numa área constituída por 10 Freguesias. Com a crise pandémica da Covid-19, a Instituição destacou-se como sendo a primeira no transporte de utentes com Covid-19 no Norte do país. O donativo de 25.000 euros servirá para a aquisição de EPI´S para os seus profissionais, assim como equipamentos médicos para uma ambulância que irá permitir o transporte de utentes em situações de maior gravidade, nomeadamente os que necessitam de ventilação.

Desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia do Porto, o “Programa Chave de Afetos” é uma solução integrada com uma componente tecnológica e humana que monitoriza as pessoas idosas de forma contínua, diminuindo o isolamento sénior e promovendo o seu bem-estar. Destina-se a pessoas com 65 ou mais anos, com uma retaguarda familiar inexistente ou insuficiente, com um rendimento mensal abaixo do salário mínimo e com residência nos municípios do Porto, Vila Nova de Gaia, Matosinhos, Maia, Valongo e Vila do Conde. O valor de 50.000 euros destinado pelo fundo “Ferrovial Juntos Covid-19” à SCMP irá contribuir para a continuidade e alargamento deste projeto.

Semente – Associação de Voluntários LIPOR, é uma Instituição Particular de Solidariedade Social (IPSS) que promove o bem-estar social da comunidade, através da realização de ações, campanhas e eventos ligados ao Voluntariado, Solidariedade e Apoio Social, nos 8 municípios associados da LIPOR – Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa de Varzim, Valongo e Vila do Conde. O “Projeto ECO – Educar. Cuidar. Orientar.” tem como objetivo o apoio às famílias que venham a passar por graves carências económicas e sociais, fruto da recessão económica que se avizinha no cenário pós-pandémico. A doação de 50.000 euros vai contribuir para a diminuição da taxa de desemprego, combater a taxa de insucesso escolar, diminuir o isolamento social, potenciar o acesso a cuidados de saúde e fomentar a alimentação diversificada e saudável destas famílias.

Situado do centro do país, o Hospital Distrital de Santarém EPE é um hospital público dotado de todas as principais especialidades médicas e cirúrgicas, servindo uma população de aproximadamente 200.000 habitantes e nalgumas especialidades cerca de 400.000 habitantes. Foi um dos hospitais que recebeu doentes da Covid-19 e que continua, nesta fase pós- pandémica, na linha da frente na luta contra o vírus. A verba de 25.000 euros atribuída pelo fundo “Ferrovial Juntos Covid-19”, destina-se à aquisição de equipamentos médicos para a instituição.

#FerrovialJuntosCOVID19

https://www.ferrovialservicos.pt/pt/noticias/ferrovial-destina-150-000-euros-a-entidades-em-portugal-para-combater-o-virus-da-covid-19/