VAMOS LIMPAR A PRAIA

SEMENTE repleta de energia… SEMENTE imparável!
 
No passado dia 30 de Maio, uma equipa de 47 elementos (16 Voluntários SEMENTE, 10 cidadãos individuais, 15 alunos da EB1/JI da Aldeia e 6 pais) efetuaram a limpeza da Praia da Aguçadoura, na Póvoa de Varzim. Esta ação contou com o apoio da Câmara Municipal da Póvoa do Varzim e com a colaboração de um grupo de surfistas e com o programa da Sic Radical Surf Total.

A participação da EB1/JI da Aldeia foi extremamente importante pois, para além da sua participação na iniciativa da limpeza da praia, foram expostos no local, no momento da limpeza, desenhos e textos preparados pelos alunos cujo tema foi a proteção e limpeza da Praia da Aguçadoura. Esta exposição dos desenhos teve muito impacto e foi uma forma de sensibilizar todos os veraneantes que por lá passaram nesse dia.

Às 10 horas em ponto começaram a chegar os primeiros Voluntários que se mostraram logo cheios de vontade e determinação em realizar mais uma ação promovida pela SEMENTE. Os Voluntários vestiram a camisola, muniram-se com os equipamentos necessários para a atividade: luvas, bonés, sacos de cores diferentes para recolha seletiva dos resíduos e embarcaram na aventura da recolha do lixo espalhado pela praia.

Após o trabalho árduo ao longo de alguns quilómetros de praia e dunas, chegou o momento de recuperar forças, com uma merecida pausa para lanchar, conviver e apreciar os resultados do esforço dispendido na limpeza na praia.

O resultado não podia ser mais satisfatório! Muitos e muitos sacos de resíduos recolhidos que foram transportados pela Câmara Municipal da Póvoa de Varzim para a LIPOR!

Foi feita uma reportagem sobre esta atividade, divulgada no programa da Sic Radical, Surf Total.

No final da ação, um participante na ação e visitante habitual da Praia da Aguçadoura afirmou:

“Bastaram algumas horas para se verificar uma mudança enorme… já não parece a mesma praia. Esta é uma praia lindíssima e muitos gostam de usufruir dela… lamentável é que ninguém faça nada!”
Jorge Rebelo