PEQUENOS CHEF’S

A atividade “Pequenos Chef’s”, enquadrada no mês da Criança promovido pela SEMENTE, decorreu na tarde do dia 30 de junho, nas instalações da Horta da Formiga, na LIPOR.

Esta atividade foi dirigida a um grupo 8 crianças (entre os 6 e os 10 anos) do Centro António Cândido, do Porto, Lar de Acolhimento de Crianças e Jovens. Esta Instituição pertence ao Centro Distrital de Segurança Social do Porto e acolhe 46 crianças e jovens, com idades compreendidas entre os 3 e os 18 anos.

Esta animada atividade só foi possível realizar graças à disponibilidade e dedicação de 10 Voluntários da SEMENTE que se empenharam em tornar esta tarde espetacular para as crianças participantes. Objetivo cumprido!
 
Foi feita uma dinâmica de acolhimento da responsabilidade do Voluntário “Amigo Maia”, assim designado carinhosamente pelas crianças, para todos se conhecerem e se prepararem para uma tarde animada.
 
Na cozinha, os pequenos chefes demonstraram entusiasmo e “trabalharam” afincadamente.
 
Tudo foi pensado para que a tarde fosse inesquecível e as crianças pudessem experimentar práticas de cozinha com toda a segurança. A cozinha foi organizada em 5 áreas/bancas de trabalho, onde se realizaram 2 receitas por banca. Por cada banca foram afetos 2 Voluntários, responsáveis pela orientação dos trabalhos. De referir que os pequenos chefes foram muito curiosos, com muita iniciativa e quiseram participar na confeção das receitas de todas as bancas.
 
Foi possível experimentar algumas práticas de cozinha e preparar, com a ajuda dos Voluntários, o lanche que todos tiveram oportunidade de provar e que consistiu no seguinte:
– Pizza em massa de pão;
– Bolo de casca de banana;
– Bolo de chocolate;
– Areias;
– Sandes de paté de atum com alface em forma de bonecos;
– Folhados de salsicha:
– Fruta com chocolate;
– Centro de queijo com marmelada;
– Batido de banana, ananás e gelado de limão;
 
Enquanto os bolos, a pizza e os folhados estiveram no forno, as crianças tiveram oportunidade de conhecer o circuito de compostagem caseira da Horta da Formiga e conhecer algumas plantações.
 
No final puderam saborear os seus próprios “petiscos”!!! Foi uma tarde muito divertida e nutritiva.