CORRENTE RIO LEÇA E RIO FERREIRA

“Corrente Rio Leça”
Pelo terceiro ano consecutivo, e após a interrupção invernal, a SEMENTE voltou a colaborar no Projeto “Corrente Rio Leça”, promovido pela Câmara Municipal da Maia, que (re)arrancou a 6 junho.

O objetivo deste projeto consiste em sensibilizar a população local para os benefícios resultantes da despoluição do rio para, posteriormente, a envolver nas ações de limpeza programadas. Assim, para além da participação dos Voluntários da SEMENTE, outras instituições e parte da população também participaram nestas ações que decorrem aos sábados.

Embora a adesão por parte dos cidadãos não tenha sido tão significativa quanto o esperado, a maioria dos participantes revelou muito entusiasmo pelo o que se propôs fazer – a Limpeza do Rio.

Desde junho, nas três ações realizadas, foram recolhidos um total de 23 sacos de resíduos de 100 Litros.

“Corrente Rio Ferreira”
A Câmara Municipal de Valongo, em conjunto com os Municípios de Paços de Ferreira, Paredes e Gondomar e com o apoio de diversas entidades parceiras, nomeadamente a LIPOR, deu início, no passado dia 27 de junho, às ações de Limpeza do rio Ferreira, no âmbito do Projeto “Corrente Rio Ferreira”.

A inauguração foi marcada pela presença do Exmo. Sr. Dr. Fernando Melo, Presidente da Câmara Municipal de Valongo e do Exmo. Sr. Dr. Fernando Leite, Administrador Delegado da LIPOR. A SEMENTE foi representada pelos Voluntários e Colaboradores da LIPOR, o Sr. Fernando Machado e o Filipe Nogueira.

A intervenção de limpeza, durante a semana, foi realizada por funcionários da Autarquia e aos sábados contou com a colaboração dos Voluntários e da população local, nomeadamente da SEMENTE.

Para além da limpeza das margens do rio, este projeto contempla, ainda, vistorias às habitações, monitorização da qualidade da água, sensibilização ambiental e requalificação das margens.