A MODA DA PREVENÇÃO

A SEMENTE promoveu uma atividade no âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos de 2010, que consistiu numa Passagem de Modelos, no Centro Comercial Dolce Vita Porto, em que os protagonistas foram os Jovens da Unidade de Deficiência de Alfena (UDA), que desfilaram com roupa e acessórios da sua autoria a partir de resíduos.

Esta iniciativa da SEMENTE, conjugou o cariz social, já que potenciou a inclusão e participação social destes jovens muitas vezes esquecidos e discriminados pela sociedade e o cariz ambiental, alertando a população para o consumo sustentável, para a reutilização e para a poupança de recursos naturais, recorrendo à prevenção da produção de resíduos na fonte.

O que diz a voluntária e presidente da direção Susana Abreu…

“Costuma-se dizer que ‘o céu é o limite’, neste caso, a ‘criatividade é o limite’, e quando associada aos resíduos poderá originar peças, atividades, demonstrações da originalidade que é possível fazer. Haja vontade, haja atitude, haja sensibilidade, haja conhecimento, mudem-se comportamentos, adotem-se novas e boas práticas. Esta foi a mensagem que quisemos transmitir, não recorrendo apenas a palavras, mas a atitudes. A prevenção é o 1º eixo. A prevenção que também significa redução da produção de resíduos na fonte (nas nossas casas, trabalho, comércio, etc.) tem que ser considerada por todos, pois só assim será possível chegar as SONHO de viver num planeta capaz de suportar toda a gente com QUALIDADE, QUANTIDADE e, acima de tudo, SUSTENTABILIDADE