UM DIA (DIFERENTE) NO ZOO DE SANTO INÁCIO

No passado dia 1 de julho, a SEMENTE levou a Associação Lavrensse de Apoio ao Diminuído Intelectual (ALADI), de Matosinhos, ao Zoo de Santo Inácio, situado em Vila Nova de Gaia.

Nesta aventura, em que 4 Voluntários SEMENTE mostraram o seu lado mais solidário, participaram 7 jovens com as mais variadas limitações (psicológicas e físicas) mas que não os impediu de passar uma manhã de animação, de descoberta e de convívio.

A visita começou com as ‘Boas-Vindas’ do papagaio Inácio, que fez as delícias de todos… “É tão bonito!”, exclamou a Fátima, que acrescentou “E tem tantas cores”!

Seguiram-se mais e mais animais… os patos e os gansos, os cangurus, pavões, o lince e os macacos e tantos, tantos outros… os 7 jovens estavam radiantes com a descoberta da vida animal que muitos desconheciam por completo!

Os macacos foram os animais que mais tempo conquistaram a este público tão especial…

O facto de um dos macacos se mover energeticamente nos baloiços preparados para esse efeito (com o efeito sonoro de um sino) despertou o interesse dos nossos convidados… principalmente quando, depois de parar de se balançar, a pedido de um dos Voluntários: “Baloiça macaco, baloiça!”, este começou, de facto, a baloiçar! Uma explosão de alegria contagiou todos os presentes que, sempre que o macaco parava de baloiçar, gritavam “Baloiça macaco, baloiça” e, seguiam-se, aplausos sem fim!!

O momento alto da atividade deu-se com o início do espetáculo das ‘Aves de Rapina’! Os jovens aplaudiam entusiasticamente a cada manobra que o Mocho, a Águia e o Falcão demonstravam com perícia.

Como na maioria das atividades da SEMENTE, esta ação terminou com um merecido e delicioso lanche preparado especialmente para estes jovens, por Voluntários SEMENTE que aderiram à iniciativa SEMENTE – Banco ‘Lanche Saudável’*.

Com o apoio de três Voluntários, os jovens desfrutaram de um lanche saudável e diversificado composto por: sandes de fiambre e queijo, sumo sem gás, bolo de chocolate caseiro e ameixas caseiras.

*O Banco ‘Lanche Saudável’ visa que, os Voluntários que não possam participar nas iniciativas da SEMENTE presencialmente, possam, com a doação de alimentos, colaborar para que o dia dos Beneficiários da SEMENTE seja realmente inesquecível e diferente.